-
A Educação Infantil do Colégio Guadalajara, trabalha os dois turnos (manhã e tarde), com crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. A organização do ensino é em séries anuais divididos em dois semestres, cada semestre com dois bimestres de duração.
Cada série é organizada por critérios de idade:
- Infantil II – 2 anos
- Infantil III – 3 anos
- Infantil IV – 4 anos
- Infantil V – 5 anos
O espaço físico tem muito a contribuir para favorecer um aprendizado prazeroso, amplo, com ventilação, iluminação adequada, som e o arranjo das salas, é variado e decorado para a execução de diferentes atividades e professores qualificados que propiciam o bom andamento da aprendizagem.
O número de crianças por turma é propício para a formação de agrupamento das mesmas, favorecendo e não dificultando as interações. As crianças de 2 anos precisam de mais atenção das professoras, por isso, o limite máximo por turma é de 15 crianças e duas professoras. As crianças de 3, 4 e 5 anos, o limite máximo por turma é de 25 crianças e duas professoras.
A Proposta Pedagógica visa a harmonia entre os interesses infantis. Tem como finalidade estimular e respeitar o desenvolvimento natural da criança, observando as etapas deste processo, buscando desenvolvê-la integralmente em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual, espiritual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O objetivo principal é de oferecer uma escola séria e inovadora pautada nos mais atualizados conceitos sobre educação, sendo totalmente inserida na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
- Proporcionar aos alunos e suas famílias um ambiente escolar prazeroso e satisfatório, mostrando a importância da aprendizagem, da construção do conhecimento, desenvolver suas habilidades para uma vida social de sucesso.
- Exercitar as potencialidades dos alunos: a capacidade de criar, pensar e expressar.
- Trabalhar a livre expressão, a autonomia, a cooperação e a auto-estima, que são fatores fundamentais para o pleno desenvolvimento dos alunos.
- Favorecer a integração entre casa-escola-comunidade, através da participação ativa de todos.
A criança é uma pessoa que precisa desenvolver princípios éticos e morais nas relações interpessoais, através de um ambiente que defenda os seus direitos e estimule-a a praticar os seus deveres de cidadão. É preciso na formação desse cidadão, desenvolver habilidade e capacidade de trabalhar em grupo, ouvir e ser ouvido, construir regras e aprender a respeitá-las. Busca-se formar no aluno um sentido de coletividade e ao mesmo tempo, desenvolver sua autonomia, valorizando as amizades e o grupo. Portanto, a criança é sujeito ativo na construção do seu conhecimento, influencia e é influenciado pelo ambiente do seu convívio.
A família tem um papel primordial na participação juntamente com o colégio, no processo de acesso ao conhecimento, valores e modos de vida, verdadeiramente cidadãos. Temos continuamente reuniões dos professores com os pais, para escutar e partilhar de pontos de vista sobre a educação das crianças.
Realizamos eventos, festas comemorativas e atividades de convivência para partilhar experiências culturais significativas, onde a criança veja seus familiares integrados no seu ambiente escolar.
Como suporte o aluno dispõe de:
- Material didático para desenvolver as habilidades;
- Blocos lógicos, jogos numéricos, jogos de encaixe;
- Aula de musicalização, psicomotricidade e Inglês;
- Brinquedoteca;
- Sala de leitura;
- Biblioteca;
- Sala de vídeo;
- Eventos recreativos, culturais e comemorativos;
- Aulas de campo;
- Recursos tecnológicos como apoio às atividades pedagógicas;
- Projeto de leitura.